A conscientização sobre o tema é uma das formas de minimizar os preconceitos sobre a doença. Foto: Assessoria Prati-Donaduzzi.
Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo têm Epilepsia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada uma das doenças neurológicas mais comuns, quem recebe o diagnóstico enfrenta muitos desafios, entre eles, a falta de informação e o preconceito.
Para levantar a discussão sobre essa patologia, março foi escolhido como o mês roxo, devido ao dia 26 ser o de conscientização da Epilepsia. O movimento reúne pessoas de todo o mundo com o objetivo de levar conhecimento e acolhê-las para que não se sintam sozinhas.
A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi acredita que sua missão de promover saúde vai além da produção de medicamentos, também está na garantia de acesso à informação e conteúdos com qualidade. Por isso, apoia diversas ações voltadas a promoção de conhecimento sobre a Epilepsia.
Recentemente a farmacêutica apoiou o movimento Epilepsia 360. De forma totalmente on-line, o evento discutiu sobre a história da doença, promoveu aulas médicas, entre outras atividades voltadas para a desmistificação do preconceito que envolve a doença. Milhares de pessoas aproveitaram o momento para discutir e aprender mais sobre o assunto.
Pelo segundo ano consecutivo, outro evento que conta com o apoio da empresa é o Purple Day Brasil. Marcado para o dia 27 de março, às 9h30, também acontece de forma on-line e objetiva tratar o tema da Epilepsia sem preconceito. A ação reúne grandes personalidades, médicos especialistas, profissionais da saúde e pacientes para dialogarem sobre a vida com Epilepsia.
Essas discussões se tornam a oportunidade não só de conscientização sobre a doença, mas como de combater injustiças sociais vividas pelas pessoas diagnosticadas, conforme explica o Embaixador do evento, Eduardo Caminada Junior.
“Tenho certeza que será um evento transformador na vida de muitas pessoas que têm Epilepsia e não reconhecem a necessidade e a importância de saber sobre outras pessoas que passem pela mesma condição que elas, entendendo seus medos, inseguranças, sonhos e criando referências para se autoconhecer e buscar qualidade de vida”, assegura.
Toda a comunidade está convidada a participar do Purple Day Brasil. As atividades serão gratuitas e promovem também a troca de conhecimento por um público que compartilha a mesma luta: Viver com a Epilepsia. Mais informações podem ser obtidas no site: https://bit.ly/purpledaybrasil.
Além de apoiar os eventos alusivos à Epilepsia em março, a Prati-Donaduzzi mantém seu compromisso com a saúde das pessoas através da informação e vem promovendo e incentivando constantemente lives, congressos e webinars sobre esta e outras patologias do Sistema Nervoso Central.
A farmacêutica lançou um website (https://www.evolucaoparavida.com.br/) onde os médicos encontram uma área exclusiva com informações sobre diversas patologias, casos clínicos, artigos científicos, simpósios virtuais e o portfólio de produtos de marca da Prati-Donaduzzi.
O diretor de Prescrição Médica, Edilson Bianqui, explica a atuação da empresa. “Nossa proposta de levar acesso às informações está voltada para médicos e outros profissionais da área de saúde, assim como para a sociedade. Aos profissionais da saúde, promovemos capacitações quanto ao correto diagnóstico e tratamento, já para a população como um todo, proporcionamos informações e conscientização sobre a patologia e principalmente orientações quanto a cuidados e inclusão na sociedade dos pacientes diagnosticados”, finaliza.