Imagem em alta

Quatro mitos que precisam ser esclarecidos sobre o autismo

Compartilhe:

Para começarmos a entender melhor o autismo, o primeiro passo é discorrer sobre os principais pontos e dúvidas mais comuns.

Inicialmente, para tratarmos sobre o tema, utilizaremos seu nome correto: Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pode ser dividido em três níveis de gravidade:1,3

  • Nível 1: exige apoio – dificuldade em iniciar interações sociais e em lidar com mudanças, respostas atípicas ou não sucedidas em conversas, independência limitada e o comportamento interfere em algumas funções.
  • Nível 2: exige apoio substancial – maior dificuldade em conversas e nas interações sociais, inflexível para mudar de foco e/ou ação e os comportamentos repetitivos são mais frequentes e evidentes.
  • Nível 3: exige apoio muito substancial – quase não possui habilidades de comunicação, extrema dificuldade para lidar com mudanças e para mudar de foco e/ou atenção.

O intuito da Prati-Donaduzzi é usar a informação para melhorar o tratamento oferecido pelos médicos e a qualidade de vida dos pacientes. Para tanto, é fundamental esclarecermos os mitos que giram em torno do autismo².

Vamos lá?

 

MITO 1: AUTISMO É UMA DOENÇA

Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como uma condição que dificulta o desenvolvimento neurológico. Geralmente, está associado a três aspectos, sendo eles a dificuldade de comunicação, a de socialização e o padrão de comportamento repetitivo e restritivo.1,2

Confira algumas características:

  • Pode apresentar múltiplas causas, sendo fatores genéticos, biológicos e ambientais;²
  • Está relacionado ao desenvolvimento de linguagem, motor e de comportamento;¹
  • É uma condição permanente que recebe a denominação “espectro” por relacionar as mais diferentes formas do autismo;²
  • Indicadores mostram que o TEA apresenta um caso a cada 44 crianças com 8 anos de idade.³

 

MITO 2: AUTISMO TEM CURA

O autismo não tem cura, mas o acompanhamento correto permite que o paciente desenvolva habilidades sociais e emocionais.²

Existem diversas formas de cuidados para as diferentes necessidades do espectro, incluindo, principalmente, a participação dos pais, da família e de uma equipe de profissionais especializados.²

 

MITO 3: TODO AUTISTA TEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Apenas 30% a 40% dos casos têm algum grau de deficiência intelectual.4

É importante lembrar que tudo pode variar de acordo com o grau do transtorno, sendo possível encontrar pessoas muito inteligentes.4

Vale destacar que pessoas com autismo têm direitos, principalmente à educação. Em conjunto com a escola, deve-se desenvolver uma boa relação para que o ambiente seja propício ao desenvolvimento intelectual.5

 

MITO 4: VACINAS PODEM CAUSAR AUTISMO

A doença pode apresentar diversas causas, mas uma delas não é a vacinação.

Não existem evidências sobre o assunto e esse mito já foi refutado com diversas revisões que demonstram, de forma clara, que não há risco.²

 

Como vimos, o autismo pode não ser exatamente o que pensamos ser, e esse conhecimento pode fazer a diferença na vida de todos, não apenas na do paciente.

Para mais informações sobre o tema e sobre como você também pode fazer a diferença, não deixe de acompanhar o blog mais vida.

 

Referências bibliográficas:

  1. Russo F. Autismo Não é Doença. Neuroconecta, 2021. Disponível em: <https://neuroconecta.com.br/autismo-nao-e-doenca/>. Acesso em 11 de abril de 2022.
  2. Bruna M. Transtorno do Espectro Autista (TEA). Drauzio Varella UOL, 2021. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/transtorno-do-espectro-autista-tea/>. Acesso em 11 de abril de 2022.
  3. Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2018. MMWR Surveill Summ 2021;70(No. SS-11):1–16. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss7011a1.
  4. Schwartzman, José Salomão. Cem dúvidas sobre o autismo. Editora Memnom, p. 124.
  5. Arruda, Inácio. A História de Pedro – Perguntas e Respostas sobre o Autismo e a Lei 12.764/2012. Brasília, Senado Federal.
Compartilhe:

Sobre o colunista

Indústria farmacêutica 100% nacional, especializada e referência no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos. Neste ano ingressou na área de Prescrição Médica com medicamentos de marca com foco no Sistema Nervoso Central. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 11,5 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos.
  • Tags:
  • Autismo